Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Influência dos pais pode evitar consumo excessivo de álcool por adolescentes

Os pesquisadores examinaram quase cinco mil adolescentes sobre o consumo de bebidas alcoólicas e sua relação com seus pais

O modelo dos pais pode influenciar o consumo de álcool na adolescência, é o que concluiu um estudo desenvolvido pela Brigham Young University (BYU).

Os pesquisadores examinaram quase cinco mil adolescentes, com idades entre 12 e 19 anos, sobre seus hábitos de consumo de bebidas alcoólicas e sua relação com seus pais. Mais especificamente, analisaram os níveis de responsabilidade dos pais - saber onde gastam seu tempo e com quem - e as relações emocionais que compartilham com seus filhos.

Os resultados mostraram que os adolescentes são menos propensos ao consumo excessivo de álcool, quando possuem uma boa relação com os pais.

Pais indulgentes ou aqueles com pouca responsabilidade e baixa afetividade, triplicaram as chances de um adolescente se envolver com as bebidas, enquanto que pais muito rígidos e pouco afetivos dobraram os riscos do consumo de álcool excessivo pelos adolescentes.

Antes da pesquisa, as investigações sobre o estilo parental e os hábitos do consumo de álcool por adolescente era subjugado, mostrando uma influência modesta.

"Quando os pais não têm muito controle sobre o consumo de álcool por seus filhos adolescentes, eles podem ter um impacto significativo sobre o tipo mais perigoso de bebedeira", disse Stephen Bahr, professor na faculdade de BYU.

A análise estatística também mostrou que os adolescentes religiosos eram significativamente menos propensos ao consumo de qualquer bebida alcoólica.

Os amigos também desempenham um papel importante sobre o consumo de álcool nessa faixa etária. Os pesquisadores BYU notam que os garotos, neste novo estudo, eram mais propensos ao consumo de bebidas quando os amigos também consumiam, independentemente de ter pais afetivos ou responsáveis.

"O período da adolescência é uma espécie de período de transição e, por vezes, os pais têm dificuldades em entender isso", disse Bahr.

Hoffmann afirma que é importante que os pais estabeleçam uma relação afetiva e responsável com seus filhos, principalmente na adolescência. "Certifique-se de que não se trata apenas de controlar seu comportamento - você precisa saber como eles gastam o seu tempo longe de casa, através de uma relação calorosa e amorosa."


Postado por: Ananda Janotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário