Pesquisar este blog

sábado, 20 de novembro de 2010

Ficção também ensina!

Não é de hoje que as tramas televisivas se empenham em retratar a realidade dos alcoólatras, inserindo em seu contexto, personagens fictícios cujas características se assemelham - e esta é a intenção - as de um portador do vício.


Vale lembrar que muitos dos atores responsáveis por desempenhar papéis como esse, se aventuram através do Alcoólatras Anônimos (terapia para auxílio à pessoas que pretendem se livrar do vício) em busca de maiores informações e experiências, para na hora de atuar, terem o cacife necessário para expressar corretamente os modos e costumes respectivos.


Geralmente o personagem consegue se livrar do vício, no entanto, durante todos os meses em que se desenrola a novela, este passa pelas mais diversas situações que envolvem o cotidiano de um alcoólatra, desde vexames em locais públicos até a internação. Nos casos em que a cura não ocorre, os autores procuram dar um fim trágico, tentando relatar em todos os detalhes qual o destino que se chega.


Vamos agora lembrar alguns dos personagens alcoólatras que fizeram sucesso na telinha:


Heleninha Roitman (por Renata Sorrah, em "Vale Tudo", 1988): Seus porres ficaram na cabeça do público mesmo 21 anos após o fim da trama. A atriz ainda é lembrada pela personagem, uma pintora frustrada que não se conformava com a separação e tinha uma péssima relação com a mãe, Odete Roitman (Beatriz Segall). Os barracos que armava e suas frases aos outros personagens prendiam a atenção do público. Ao fim, ela busca a reabilitação no AA e várias cartas de pessoas que, influenciadas pela atitude da personagem, também procuraram ajuda, chegaram à emissora na época, segundo a Globo (portadora dos direitos federativos da trama)


Renata Sorrah em cena de "Vale Tudo", na qual viveu Heleninha Roitman
Renata Sorrah em cena de "Vale Tudo", na qual viveu Heleninha Roitman



Santana (por Vera Holtz, em "Mulheres Apaixonadas", 2003): Uma professora de religião e geografia que às vezes chegava embriagada para dar aula. Ela carregava escondido uma garrafa e tomava nos mais variados lugares, como na escola, no banheiro, e em festas na casa de amigos. Chegou até a beber perfume. Cansada de dar vexame e cada vez mais dependente, ela foi para um clínica, de onde saiu no último capítulo.


Vera Holtz em cena como Santana em "Mulheres Apaixonadas". A personagem bebia escondido e dava vexame
Vera Holtz em cena como Santana em "Mulheres Apaixonadas". A personagem bebia escondido e dava vexame



Orestes (por Paulo José, em "Por Amor", 1997): Na trama – escrita por Manoel Carlos – ele era motivo de vergonha para a filha, Maria Eduarda (Gabriela Duarte), que o renegava. Como não conseguia parar nos empregos por causa dos porres que tomava, vivia às custas da mulher, Lídia (Regina Braga). Após se embriagar pelos bares da cidade, ele caia na rua e era resgatado pela família. Sua embriaguez o levou até a fazer a filha mais nova, Sandrinha (Cecília Dassi), passar vergonha na festinha de aniversário.






Paulo José na pele de Orestes na novela "Por Amor"


Renata (por Bárbara Paz, em "Viver a Vida, 2010): A personagem sofre de anorexia alcoólica (substitui a comida pelo álcool, achando que vai emagrecer). Logo no primeiro capítulo, exibido no último dia 14, já mostrou a que veio, sendo repreendida por Miguel (Mateus Solano) por estar bebendo muito.


Bárbara Paz vive uma alcoólatra em “Viver a Vida”
Bárbara Paz vive uma alcoólatra em “Viver a Vida”





Postado por: Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário